Seminário discutirá novo Código de Convivência Urbana

A elaboração do novo Código de Convivência Urbana – nome dado ao antigo Código de Posturas – será discutida em seminário no dia 18, no auditório do Banco Central (rua 7 de Setembro, 586). A iniciativa servirá para dar voz a toda à sociedade para sugestões. Coordenado pelo vice-prefeito Sebastião Melo, o evento vai contar com a colaboração de painelistas renomados sobre os seguintes grupos temáticos:

1) Direitos Humanos, Segurança e Cidadania
2) Logradouros Públicos
3) Lazer ,Turismo,Cultura e Sossego(Vizinhança?)
4) Transporte e Trânsito;
5) Posturas Cidadãs nas Edificações;
6) Indústria,Comércio, Serviços e Publicidade;
7) Meio Ambiente;
8) Penalidades e Lei de Procedimento Administrativo Municipal
9) Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos
10) Participação, Colaboração e Voluntariado

A prefeitura criou no dia 8 de março o Grupo de Trabalho (GT) que discutirá o novo Código de Posturas de Porto Alegre, criado em 1975. O objetivo é de abrir uma grande discussão sobre a criação de um regramento mais moderno para o convívio em sociedade, estimulando a corresponsabilidade no cuidado com a cidade.

A população poderá colaborar com o GT participando de seminários e enviando sugestões pela internet. Também serão debatidas questões relacionadas ao meio ambiente, causa animal e atitudes desencadeadas pelos coletivos urbanos nas ações de cuidado, preservação e qualificação do uso dos espaços públicos.

A convivência é uma arte que se conquista a cada instante ajudando a formar o indivíduo para a cidadania e autonomia. O respeito recíproco orientado pela co-responsabilidade e aprofundamento de valores, requer ações construtivas para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Ao transitarmos pelas ruas devemos depositar o lixo nas lixeiras, a cidade deve se manter organizada para proporcionar a boa convivência coletiva, o cidadão faz a sua parte e o poder público cumprirá com sua missão de preservar e gerar ações de cuidado com preservação dos espaços coletivos.

Outras iniciativas importantes são as atitudes positivas de manter a sua calçada limpa, segura e transitável, dentro dos padrões de acessibilidade da prefeitura. O passeio público preservado e seguro é uma forma concreta de contribuir com a boa convivência urbana.

O ato de juntar as fezes do animal de estimação também é uma atitude de respeito com o próximo. Identificar situações que causam desconforto aos seus vizinhos ou para sua comunidade, para serem solucionados com a participação de todos. Em todas as praças da cidade, os cidadãos devem preservar as árvores e equipamentos públicos, manter a limpeza e a higiene, não sujando as paredes dos prédios públicos ou privados e fazendo uso correto dos locais apropriados para o lixo.

Programação

9h – Painel:“A Convivência no Cotidiano Urbano: Cuidar do Outro ,
Cuidar da Cidade”

9h15 – Marcos Rolim – Jornalista
Dos Direitos Humanos e Segurança Pública

9h45 – Afonso Konzen – Procurador de Justiça do RS
Da justiça restaurativa e mediação de conflitos

10h15 – Andrea Teichmann Vizzotto – Procuradora do Município de
Porto Alegre
Dos procedimentos administrativos

10h45 – Adolfo Pizzinato – Psicológo – PUC/RS
Da convivência

11h15 – Daniel Bittencourt – Coordenador Executivo Comunicação
Digital Unisinos – co-fundador da Plataforma PortoAlegre.CC
Da colaboração e do cuidado com a cidade

11h45 – Perguntas

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>